quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Troca do produto defeituoso.

Todos sabemos que temos esse direito, mas até quando se pode utilizar esse direito? Seria até quando acabar a garantia sobre a nota fiscal? Será que é de 7 (sete) dias como muitas lojas praticam? Vamos abordar esse assunto.

O direito de troca do produto defeituoso nasceu para assegurar que, quem compra, está comprando algo que preste (isso mesmo mesmo: curto e grosso). O Código de Defesa do Consumidor assegura uma qualidade mínima para quem compra produtos originais e com nota fiscal.

É direito seu reclamar por vícios ou problemas no produto comprado. Mas o exercício desse direito tem prazo certo. Diz a lei:

  • 30 dias para produtos ou serviços não duráveis;
  • 90 dias para produtos ou serviços duráveis.

São produtos não duráveis aqueles que se acabam em si mesmo. Assim, as compras do super mercado (pão, queijo, refrigerante, sabonete, papel, alvejantes e afins) podem ser tema de reclamação por defeito até o prazo máximo de 30 dias.

São produtos duráveis aqueles que não se acabam em si mesmo. Logo, o ténis, a bolsa, a blusa, o livro, o computador, a televisão, o rádio e afins podem ser tema de reclamação por defeito até o prazo máximo de 90 dias.

Os prazos acima mencionados são chamados de "garantia legal". Essa garantia é dada pela lei, como já dito, assegurando a qualidade mínima do produto.

Ocorre que, além dessa garantia legal, existe a garantia contratual: aquela que todos conhecem, dada pela loja (ou estabelecimento). A compra dos mais variados tipos de produtos, gera uma garantia quase sempre de 1 (um) ano pelo fabricante.

Essa garantia dada por eles não se confunde com a garantia do CDC. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A garantia contratual ocorre por força do contrato (de compra e venda) entre as partes; já a garantia legal ocorre por força de lei.

Hoje em dia, muito pouco se usa a garantia legal. Grande parte dos consumidores contentam-se com o prazo da garantia contratual, que pode ser de quantos meses quiser o vendedor (até de 7 dias), uma vez que é livre a negociação.

O que muitos não sabem é que o prazo da garantia legal fica suspenso enquanto rola o prazo da garantia contratual. Isso mesmo: se o fabricante dá a garantia de 1 ano sobre a coisa, o CDC dá mais 3 meses, em se tratando de produto durável.

Assim, acumulam-se os prazos, tendo, nesse caso, o consumidor a garantia total de 1 ano e 3 meses sobre a coisa comprada. Essa informação pode ser muito útil quando aquele computador caríssimo que você comprou vier a dar pau com 1 ano e 1 mês.

Com certeza a loja não irá aceitar essa acumulação. Ou porque não sabe desse direito do consumidor, ou porque negará reservando-se deixar o consumidor com o prejuízo. Mas você, consumidor, ciente dos seus direitos, não deixará que isso aconteça. Deverá exigir o cumprimento de sua garantia, que não está mais no prazo contratual, mas sim no prazo legal. É a lei quem manda na parada.

A contagem da garantia legal inicia com a entrega do produto ou o fim da execução dos serviços. Por sua vez, a contagem da garantia contratual inicia com a emissão da nota fiscal.


Fonte: inciso I e II e § 1º do art. 26, CDC; art. 446, CC.

104 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO PELA DICA, POIS COMPREI UM TENIS QUE EM 45 DIAS SIMPLESMENTE SAIU A SOLA INTEIRA, E AO LEVAR NA LOJA PARA VERIFICAR O QUE PODE SER FEITO, FUI CONTESTADA E CHAMADA DE MENTIROSA, SOB A ACUSAÇÃO DE EU MESMA TER ARRANCADO A SOLA DO TENIS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga conseguil trocar se trata de um adidas ? Estou com esse mesmo poblema.

      Excluir
    2. Cara Robertinha,
      Você está na mesma situação que milhares de brasileiros e brasileiras se encontram quando adquiram produtos duráveis. O exemplo é o mesmo de uma cliente nossa, que teve seu tênis, em uma loja da adidas, no Rio de Janeiro, sem êxito na negociação. Tive que ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível em Brasília. Estou aguardando a audiência de conciliação para tentar um acordo, o que considero muito difícil, haja vista as mesmas considerações e evasivas que fizeram com você. Porém, o CDC veio para regular as relações de consumo no sentido de retornar o equilíbrio perdido entre as partes. Como convenção, pode haver acordos extrajudiciais que resolvam o problema, quando o consumidor consegue ver por parte do fornecedor alcançados seus objetivos legais.
      Contudo, o informativo acima é perfeito quanto às colocações feitas acima. Estou à sua disposição para qualquer esclarecimento ou providência que entender necessária.
      Abraços,
      Claudio Goulart

      Excluir
    3. Faltou esclarecer que o tênis abriu simplesmente sem a menor explicação, sendo culpada a nossa cleinte de ter provocado o defeito.

      Excluir
    4. Comprei um tênis a mais ou menos um mês, ele partiu o solado, posso ir na loja reclamar ou direto com fabricante?

      Excluir
  2. Olá, estou com uma dúvida, comprei uma placa de video em uma loja que me deu seis meses de garantia, passando nove meses que comprei o produto apresentou defeito entrei em contato com o fabricante e o mesmo me informou que dá um ano de garantia, o que devo fazer posso exigir da loja que troque o meu produto?

    ResponderExcluir
  3. Ola, Cyntia.
    Se o fabricante informou que dá um ano de garantia, o que você pode fazer é entrar em contato com ele (email, msn, etc.) e negociar a troca do produto. Óbvio que eles vão querer o envio da peça com defeito para análise. Ai, para se resguardar, é o momento de você fazer prova de que a sua placa de vídeo não funciona com você. Seja por meio de foto, vídeo, testemunha, etc.

    Se a loja que vende não quer trocar, procure o PROCON ou a justiça de sua cidade. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, comprei um celular em 28/03/2015 e fiz garantia estendida que vai até dia 28/03/2017 e a bateria está inchada e o aparelho esta com alguns problemas. A loja onde eu comprei que tem que se responsabilizar ou eu tenho que ligar na comunicação de sinistro????? Por favor me ajuda!!!!

      Excluir
  4. Olá! Comprei um celular em Fevereiro deste ano, o mesmo apresentou vicio da bateria em menos de 1 mês! Fui até a assistência autorizada e deixei lá, busquei no outro dia e disseram q só precisa de uma atualização d software, retornei pra casa acabou a bateria e ñ carregou mais, fui novamente pra assistência e deixei lá. Liguei no outro dia e disseram q tava pronto q era só atualização d novo, expliquei q ele ñ tava carregando e q a bateria estava com problema, pediram pra deixar 2 dias em teste. Liguei passando os dias e disseram q era só buscar estava pronto! Fiquei mais d horas esperando pelo atendimento e quando fui atendida o celular ñ estava pronto, ou seja, eles nem tinha mexido no telefone, expliquei novamente o problema e atendente disse q o técnico estava analisando o telefone, e depois falou q era problema no conector da bateria e era pra espera q já me dava o telefone. Perto d fechar o estabelecimento a atendente disse q ñ ia dar tempo e q passasse no outro dia pra pegar, fui no outro dia, liguei e disseram q podia buscar, chegando lá me disseram q ñ estava pronto e q iriam substituir a bateria por uma nova, sendo q já havia dito q a mesma apresentava vicio e disseram q ja tinham providenciaram uma, era pra eu ligar pra saber se havia chegado! Depois de uma semana liguei e voltei lá, estava pronto mas ñ ligava o telefone a moça levou pro técnico q deu um choque na bateria e funcionou, voltei pra casa, acabou a bateria e coloquei carregar deu sinal carregandi e se apagou novamente. Fui no outro dia na assistência novamente, falei pra atendente o q aconteceu, ela ñ fez a entrada do telefone simplesmente levou o telefone pro técnico e disse q estava funcionado e q era o carregador, me deram um novo! Quando chegueir em casa botei a carregar as 12 hrs como foi mandado, para minha surpresa quando eu abri o telefone pra ptr o chip, vi q eles trocaram a bateria d novo, pq a outra tinha o selo da nokia e essa ñ tinha! Agora ta funcionado o telefone mas o problema continua pq a bateria apresenta sinal d vicio, ou seja, eu carrego hj e amanhã descarrrega um ponto, a mesma coisa q a antiga! Pra um celeular com nem 2 meses d uso ñ pode ser assim o funcionamento deste celular! Queria uma ajuda de q providência deo tomar, ñ posso continuar com um telefone assim q quase nem mexo, só faço e recebo ligações q é normal pra um telefone. Obrigado e aguardo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, busque o procon e, alternativamente, a justiça. A aplicação ao seu caso é o art. 18, do CDC. Consulte! Abs

      Excluir
    2. Olá duduh comprei um tênis asisc na loja centaura e faz 5 meses e ele o gel dele descolou . mais não tenho mais a nota só a caixa posso está indo trocar?

      Excluir
    3. Olá duduh comprei um tênis asisc na loja centaura e faz 5 meses e ele o gel dele descolou . mais não tenho mais a nota só a caixa posso está indo trocar?

      Excluir
  5. Bom dia! Comprei um par de amortecedores para meu veiculo, a loja deu 6 meses de garantia no cupom fiscal, com 4 meses apresentou problema, eles informaram p/ leva-los que serão substituídos. Os novos amortecedores terão garantia somente dos 2 meses restantes da primeira comprar ou eles tem que fornecer novo cupom fiscal e nova garantia de 6 meses? Com base em que artigo eu me amparo? Grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer nova peça deve ter a garantia de seu início e não complementar. O artigo está na matéria. Abs

      Excluir
    2. Qual é o artigo ? Pois tive esse mesml problema com trava do carro esta tinha garantia de 6 meses, mas no quarto teve problema e colocaram uma nova, o problema teve de novo mais a garantia inicial ( 6 meses ) expirou mas a da troca não pois faz 2 meses que eles trocaram. Quero saber qual é o artigo que fala sobre isso no CDC para que eu possa falar/questionar na loja.

      Excluir
    3. boa tarde eduardo me oriente por favor, comprei uma bateria para carro e troquei dentro da garantia e continuou dando problema a nova tenho direito a outra ou não favor responda no meu e-mail anciao23@yahoo.com.br me chamo josé ja liguei na marca da bateria diz que não tenho direito á outra é certo se continuou dando problema

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Muito bom seu esclarecimento foi de grande importância pra mim. Essas empresas ficam apostando na nossa desinformação, mas graças a blogs como seu, conseguimos exercer nossos direitos. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. ola comprei um celular dia 26 de janeiro, dia 10 de fevereiro deu problema, levei na loja o gerente mandou eu levar na assistência, levei o meu aparelho ficou 30 dias la fui buscá-lo ele estava com mesmo defeito falei com atendente ela me mandou levar na loja ai eles me mandaram entra em contato com o fabricante entrei em contato com eles eles me formaram que iria me manda um codico pra eu poder manda meu aparelho pelos correios so que ate agora eu espero esse codico deles. o que eu deve fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo problema que eu....é aquele Qbex...nossa q lixo!
      Pelo q falei com uma advogada a loja tem a obrigação de trocar o aparelho! Abri reclamação n o procon e Vou acionar a PM...qro ver o gerente nçao trocar...

      Excluir
  9. Quando o sapato tem defeito ,o consumidor tem direito a exigir a solução imediata ou a empresa ,a loja pode solicitar uma análise de 30 dias?

    ResponderExcluir
  10. Uma amiga comprou um sapato e ao usar percebeu que o solado soltava tinta manchando seus pés. Dias depois ela foi na loja e a vendedora disse que teria que enviar para análise com prazo de até 30dias. Esta certo isso? Ou o consumidor pode exigir a troca ou devolução do dinheiro na hora?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Comprei um ar condicionado em 15/11/14 e instalei em 20/12/14. Estava no trabalho quando vieram instalar, uma após cheguei e liguei o ar o mesmo não gelava só ventilava e fazia um barulho estranho.
    Na 2ª feira entrei em contato com a autorizada e vieram a minha casa para verificar. Entrei em contato com a consul solicitando a troca do aparelho e os mesmos informaram que já havia passado um mês da entrega e não trocariam mais. Fui no PROCON da minha cidade que depois de falar com a consul disse que ou eu enviaria para conserto ou eles fariam a devolução do que já havia sido pago. Pedi o estorno, mas aconteceu que nunca vieram pegar o aparelho ou se vieram não havia ninguém em casa. Em agosto de 2014 resolvi, então, levar para a autorizada o aparelho.
    Um mês e meio após fui na autorizada saber do aparelho e eles me disserem que demorou pq como eu entrei no procon estava havendo demora para liberação das peças a serem trocadas. A partir daí toda a semana a autorizada dizia que iria colocar o ar na minha casa. Virou uma brincadeira. Em final de novembro estive novamente lá e eles m e disseram que o aparelho tinha outros problemas e que eles iriam tentar com a consul a troca do mesmo. Semana passada estive lá e eles disseram que não conseguiram a troca mas que trocariam todas as peças e que ontem (08/01/15) estariam instalado o ar condicionado na minha casa. Claro não vieram. Agora pela manhã liguei para a autorizada e um empregado atendeu dizendo que as donas não estavam e perguntando pela instalção do meu ar disseram que estava marcado para quarta feira que vem. Bom, para terminar, eu gostaria de saber o que posso fazer? Cansei. Contrato advogado, vou para juizado de pequenas causas? O que faço? O PROCON da minha cidade é muito fraco, a autorizada é uma enroladora, já tem fama disso e eu já havia passado por uma situação não agradável com eles. É a única da cidade. Onde posso denunciar para que eles percam o direito de ser autorizada? Eu tenho desconfiança de que o ar estragou por não ter sido bem instalado. Acredito que quem instala experimenta o produto e como uma hora depois ele não funciona mais. Me ajude a dizer qual o caminho tomo.
    Obrigada
    Rachel

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Comprei um colchão Queen Size da marca Anjos e nos primeiros três meses o colchão apresentou defeito no Pilow Top. Como estava na garantia do,Pilow que era de três meses, o técnico da loja veio e constatou o defeito e trocou o produto. Desta vez, após quase um ano da troca, o colchão apresentou outro problema e parece que nué no pilow mas estrutural pois a lateral do colchão inchou para fora da estrutura. Minha duvida é: nesse caso, como já troquei o produto por outra da mesma marca e modelo e por estar insatisfeito como mesmo, posso pedir a restituição do valor pago?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. OLA EU COMPREI UMA BETERIA PARA O CARRO E ELES MIM DERAM UMA GARANTIA DE UM ANO, MAS COM 4 MESE ELA DEU PROBLEMA AI ELES TROCARAM POR UMA NOVA MAS SO MIN DERAM UMA GARATIA DE SEIS MESES FOI CORRETO OU A GARANTIA TERIA QUE ZERAR E SER DE UM ANO COMO NO INICIO DA COMPRA ?

    ResponderExcluir
  14. OLA EU COMPREI UMA BATERIA PARA O MEU CARRO E ELES MIN DERAM GARANTIA DE UM ANO COM QUATRO MESES DEU DEFEITO , ELES TROCARAM A BATERIA POR UMA NOVA, MAS MIN DERAM UMA GARANTIA DE APENAS 6 MESES. FOI CORRETO OU A GARANTIA TERIA QUE ZERA E SER DE UM ANO COMO NO INICIO DA COMPRA ?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! Comprei recentemente um colchão e ele chegou na terça passada dia 14.07.15. A 4 dias dormindo nele percebo que está afundando no centro e que a qualidade do material é ruim. Que direito eu tenho à devolução do dinheiro ? Não gostaria de trocar, pois não acredito mais na qualidade do produto deles, que é de fabricação própria. Obrigada.
    Att.

    ResponderExcluir
  16. ola comprei uma geladeira aproximadamente 10 meses e precisei chamar assistencia tecnica do fabricante duas vezes. acontece que a geladeira não esta funcionando direito e liguei no fabricante para solicitar meu dinheiro ou a troca de outra geladeira mas o mesmo disse que apenas depois de três visitas técnicas é que irão analisar o problema para ver se realmente tenho esse direito. isso procede. é correto. o que faço para ter meu dinheiro de volta. devo entrar nas pequenas causas

    ResponderExcluir
  17. ola comprei uma geladeira aproximadamente 10 meses e precisei chamar assistencia tecnica do fabricante duas vezes. acontece que a geladeira não esta funcionando direito e liguei no fabricante para solicitar meu dinheiro ou a troca de outra geladeira mas o mesmo disse que apenas depois de três visitas técnicas é que irão analisar o problema para ver se realmente tenho esse direito. isso procede. é correto. o que faço para ter meu dinheiro de volta. devo entrar nas pequenas causas

    ResponderExcluir
  18. fatima portela de souza comprei uma tv.de lede 42 polegada paguei a vista. no dia 28 09 15 com um mes e 15 dias deu defeito fui ate a loja me disseram q teria q levar ate a autorizada minha duvida, e como levar ate la, e qual o meu direito acho q como cliente mereço outra tv pois se eu quizece tv concertada nao teria ido ate a loja compraria de segunda mao gostaria de saber o q devo fazer se eu levo na rua cai quebrar como ficara minha situaçao

    ResponderExcluir
  19. Boa noite !!! me chamo jhoni há exatamente 13 dias atrás comprei uma televisão philco de 51 polegas no dia 14/11/15 estava eu jogando video -game e a mesma estava quente e a telam trincou do nada ate levei um susto , para mim a tela estava quente devido ao tamanho da televisão , fui na assistencia tecnica de santa cruz e o mesmo me disse que eu teria que levar a televisão no local para ele dar uma "olhada" e disse que o conserto ficaria 2,500,00 sendo que eu paguei 1,999,00 na televisão e ele me mandou ir na lojas americanas retirar uma nova , fui nas lojas americanas e eles alegaram que o problema não é com eles é com a philco .... resumindo esta um jogo de empurra ,empurra , queria saber se o senhor sabe como tenho que resolver este problema !!!! desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite !!! me chamo jhoni há exatamente 13 dias atrás comprei uma televisão philco de 51 polegas no dia 14/11/15 estava eu jogando video -game e a mesma estava quente e a telam trincou do nada ate levei um susto , para mim a tela estava quente devido ao tamanho da televisão , fui na assistencia tecnica de santa cruz e o mesmo me disse que eu teria que levar a televisão no local para ele dar uma "olhada" e disse que o conserto ficaria 2,500,00 sendo que eu paguei 1,999,00 na televisão e ele me mandou ir na lojas americanas retirar uma nova , fui nas lojas americanas e eles alegaram que o problema não é com eles é com a philco .... resumindo esta um jogo de empurra ,empurra , queria saber se o senhor sabe como tenho que resolver este problema !!!! desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia , com 10 meses de comprada minha Tv deu problemas voltei na loja e mim pediram que ligasse pra assistência ,então liguei a televisão foi trocada e veio com mais defeito ainda então até hoje não mim deram respostas de nada e estou sem Tv desde de Fevereiro pagando sky sem usar ,não sei mais o que fazer .

    ResponderExcluir
  22. Bom dia , com 10 meses de comprada minha Tv deu problemas voltei na loja e mim pediram que ligasse pra assistência ,então liguei a televisão foi trocada e veio com mais defeito ainda então até hoje não mim deram respostas de nada e estou sem Tv desde de Fevereiro pagando sky sem usar ,não sei mais o que fazer .

    ResponderExcluir
  23. comprei um celular a um mes e deu problema levei na assistencia no dia 04/11 e me falaram que o celular nao tinha mais concerto e que a fabrica ia me enviar outo celular quantos dias tenho que esperar outro celular

    ResponderExcluir
  24. Realmente só tem 90 dias ,eu comprei um tênis d quase 300/00 da DC ,c um mês troquei ele c defeito e agora eu vi q ele deu novamente o mesmo defeito ,mas já passou 15 dias da gantia apos a data da troca...estou inconformada p FV me ajudem

    ResponderExcluir
  25. Ola, comprei um celular a 2 meses e ele tem a garantia de 1 ano,ele não caiu ou molhou mas apareceu uma mancha na tela e não some,a mancha só é vista com a tela apagada porém esta me preocupando,o que devo fazer? A loja pode fazer algo no meu caso?

    ResponderExcluir
  26. olá, já faz 1 ano e 6 dias que comprei uma bota da Bota Bull Terrier Attack, acontece nos primeiros meses ela tinha um cheiro muito forte, só que eu fui percebe isso a uns 3 meses atras, achando que podia o problema estava na minha pessoa, mas o problema e realmente na bota. eu exigir da loja troca do tênis, o que faço????

    ResponderExcluir
  27. Essa informação de que as garantias se acumulam é equivocada. O Próprio CDC, em seu artigo 50, informa que a garantia contratual é complementar à garantia legal. Logo, a garantia de 12 meses diz respeito aos 3 meses de garantia legal e 9 meses de garantia contratual.

    Art. 50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

    Abraços;

    ResponderExcluir
  28. Olá como rei uma colchão da é a fabrica disse que tinha 5 anos de garantia o colchão com 2 anis apresentou problema e agora a fabrica esta dizendo que só tinha um ano de garantia e eu não tenho nada para provar o que posso fazer para não perder o meu produto.

    ResponderExcluir
  29. Ola comprei uma centrifuga e em meos de tres meses de uso ela estragou queria saber se eles tem que me da uma nova ou eles tem que mandar pra assistencia? Qual o meu direito sobre isso?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite comprei um colchão no dia 16/07/15 o mesmo esta desfiando toda a costura, e no ato da entrega não veio a nota fiscal alguns meses venho solicitando a mesma, notifiquei através de fotos o defeito apresentado no produto no dia 02/12, segundo a vendedora a garantia e de 3meses pra tecido e 6 meses para enchimento do colchão, gostaria de saber se esta informação e veredica diante desta situação.
    Att
    Ana

    ResponderExcluir
  31. Boa noite comprei um colchão no dia 16/07/15 o mesmo esta desfiando toda a costura, e no ato da entrega não veio a nota fiscal alguns meses venho solicitando a mesma, notifiquei através de fotos o defeito apresentado no produto no dia 02/12, segundo a vendedora a garantia e de 3meses pra tecido e 6 meses para enchimento do colchão, gostaria de saber se esta informação e veredica diante desta situação.
    Att
    Ana

    ResponderExcluir
  32. ola comprei um relogio por 296,00 com um ano de garantia com 2 mes ele apresentou problemas a loja mando para conserto recibir 2 mes depois com mais um mes apresentou o mesmo problema a loja fez a troca por outro relogio so q era mais caro 350,00 fui informad q eu teria q paga uma diferecia de 144,00 paguei a diferecia referente a 350,00 agora a loja mim mandou um comunicado q vai por meu nome no SPC o q fazer

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Comprei um ar condicionado caro , na loja indicaram uma empresa q instalaria e eu pagaria o serviço.
    Assim fizeram, porém o ar ñ gela como deveria.
    A empresa q instalou disse q a parte bem feita e se eximiu de qq problema, e agora a loja deve trocar o aparelho?

    ResponderExcluir
  34. Olá, comprei uma bolsa e ela esta descascando, o lojista não quer trocar porque ja se passaram 7 dias. Ele esta certo?

    ResponderExcluir
  35. Comprei uma lavadora de roupas semana passada e só tive o prazer de usar uma vez só, pois a mesma apresentou problemas então procurei a loja e fui orientada a procurar uma autorizada e a loja só dá 3 dias de garantia para trocar um aparelho defeituoso por outro.eu achei isso tão engraçado por parte deles pois mesmo depois de um concerto eu sei que vou ter um objeto que comprei e paguei tão caro e já terá tipo um remendo.
    Não estou satisfeito com isso, pois eu prefiro ter o produto trocado por outro novo já que paguei hipertensão caro.

    ResponderExcluir
  36. Comprei uma lavadora de roupas semana passada e só tive o prazer de usar uma vez só, pois a mesma apresentou problemas então procurei a loja e fui orientada a procurar uma autorizada e a loja só dá 3 dias de garantia para trocar um aparelho defeituoso por outro.eu achei isso tão engraçado por parte deles pois mesmo depois de um concerto eu sei que vou ter um objeto que comprei e paguei tão caro e já terá tipo um remendo.
    Não estou satisfeito com isso, pois eu prefiro ter o produto trocado por outro novo já que paguei hipertensão caro.

    ResponderExcluir
  37. Ola bom dia , meu ar condicionado apresentou o mesmo defeito , ele foi reparado uma vez já quai são meus direitos ele está ainda na garantia estendida , eu posso pedi um aparelho novo ou mesmo a troca do produto ?

    ResponderExcluir
  38. Ola bom dia , meu ar condicionado apresentou o mesmo defeito , ele foi reparado uma vez já quai são meus direitos ele está ainda na garantia estendida , eu posso pedi um aparelho novo ou mesmo a troca do produto ?

    ResponderExcluir
  39. BOM DIA !!! TROQUEI A BATERIA DO RELOGIO TECHNOS EM 11/05/2015 E PAROU DE FUNCIONAR ANTES DE COMPLETAR 1 ANO. LIGUEI NA LOJA E ELES QUEREM ME COBRAR NOVAMENTE ,ISSO É CORRETO

    ResponderExcluir
  40. Olá comprei uma máquina usada de uma conhecida ela disse q o único problema q tinha era a trava da porta. Chamei um técnico e ele informou q era placa. Gostaria de receber meu dinheiro de volta tenho esse direito?

    ResponderExcluir
  41. Fala sério como tem gente burra no mundo.
    Você comprou uma máquina USADA com problema de uma pessoa física. Acreditou nas palavras dela e sem comprovante de pagamento (transferência não quer dizer nada) pagou para só então chamar um técnico (por que não chamou na casa da pessoa).

    Agora que o problema é outro você quer que a pessoa te devolva?

    E como você comprovaria qual o valor da compra?

    Brincadeira né... kkkk

    ResponderExcluir
  42. bom dia quero do sr quando dia eu tenho pra troca o produto na loja

    ResponderExcluir
  43. Meu celularapagou do nada hoje so que é garantia da loja de um ano acabou dia 24 do mes pasado eu tenho direito de concerto por ela já que tenho 90 dias pela lei ? Estou em dúvidas ?

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, gostaria de saber se posso pedir a troca de um produto (sofá) por insatisfação?!É que o encosto e o apoio de braço são muito baixos, é inconfortável demais! Tem 4 dias que chegou em minha casa...

    ResponderExcluir
  45. Comprei um tênis deu exatamente 4 meses estava andando com ele só que ele tem mortecedor a ar e ele rasgou do nada posso ir na lolá e pedir para troca??

    ResponderExcluir
  46. Comprei um tênis deu exatamente 4 meses estava andando com ele só que ele tem mortecedor a ar e ele rasgou do nada posso ir na lolá e pedir para troca??

    ResponderExcluir
  47. Comprei uma escada multiuso de ferro na qual veio com 2 degraus amassado, solicitei a troca e demorou quase 1 mês para me mandarem uma nova. Porém a amassada não foi retirada, a pessoa q trouve a escada disse q iam entrar em contato para agendar a retirada da com defeito. Isso já faz uns 4 meses e nada de ninguém entrar em contato. Já enviei vários e-mails solicitando e nada. O que devo fazer? Quem devo procurar? Qual o período q eles tem para buscar?

    ResponderExcluir
  48. comprei um tenis de led para minha filha vai fazer 1 mes dia 01/12/2016 e o mesmo ja apresentou problemas em alguns dos leds o que devo fazer. obrigada

    ResponderExcluir
  49. Comprei uma bolsa à seis dias atrás e ela começou a descascar a loja me disse q tenho q esperar um representante vim Para avaliar defeito...isso é certo?

    ResponderExcluir
  50. Olá tenho uma dúvida e pq comprei uma sandália Kenner e só tinha 13 dias de uso e ela quebrou levei pra loja e eles enviou pra análise o que pode significar? Será que não vai adiantar nada?

    ResponderExcluir
  51. comprei um clchão magnetico com garantia de 12 anos ele tem 15 meses e esta com defeito apareceram buracos nele que o corpo dfica torto ao deitar fica desalinhado ai quando acordo acordo cccxom muitas dores pela defomidade apresentada , como esta na garantia entrei em contato com o fabricante que ele foi quem me vendeu pelo seu site na internet , só que eles querem fotos , não querem vir na minha casa ver o problema , pedem fotos , para poder concertar só que se tirar fotos não aparece as imperfeiçoes da espuma somente se deitar , o que devo fazer porque alegam ser do sul do brasil e não tem ninguem para vir aqui ver o produto e sem fotos não podem fazer nada

    ResponderExcluir
  52. comprei um clchão magnetico com garantia de 12 anos ele tem 15 meses e esta com defeito apareceram buracos nele que o corpo dfica torto ao deitar fica desalinhado ai quando acordo acordo cccxom muitas dores pela defomidade apresentada , como esta na garantia entrei em contato com o fabricante que ele foi quem me vendeu pelo seu site na internet , só que eles querem fotos , não querem vir na minha casa ver o problema , pedem fotos , para poder concertar só que se tirar fotos não aparece as imperfeiçoes da espuma somente se deitar , o que devo fazer porque alegam ser do sul do brasil e não tem ninguem para vir aqui ver o produto e sem fotos não podem fazer nada

    ResponderExcluir
  53. por favor responda neste por que no raia ku era do meu sobrinho

    ResponderExcluir
  54. Olá bom dia , comprei um celular e ele funcionou bem por uns 10 dias, agora do nada ele não reconhece o cartão de memória, já fiz de tudo que a assistência mandou , a loja só me deu 3 dias de garantia e agora tenho que mandar o aparelho para São Paulo para conserto ,isso é certo ??

    ResponderExcluir
  55. comprei uma mochila com 4 dias elas abriu dois buraco grande no 2 bolso passa ate um celular por ele tenho direito de troca tenho a nota fica

    ResponderExcluir
  56. Comprei um tenis faz 5 dias e o mesmo só teve 3 dias de uso e se rasgou, tenho direito a troca ?

    ResponderExcluir
  57. Olá, comprei recentemente um moto z2 play, hoje, dia 04/Ago/2017, ele sofreu uma queda e quebrou o vidro frontal. Fui até a autorizada fazer um orçamento, e eventualmente, efetuar o conserto do aparelho. Chegando na loja um senhor me disse que existia um artigo no CDC que fala que se o aparelho tiver um custo alto, mesmo não tendo garantia de quebra, a loja deveria arrumar de graça o aparelho, se o valor do conserto fosse alto. Mas eu não dei muita atenção por ainda ser leigo, enfim, mandei que fizessem o reparo no celular, só que ao trocarem o display a loja estragou o leitor de digital, os lojistas disseram que a garantia cobria o novo defeito e que deveria pagar somente a troca do vidro, paguei a troca, porém, ao chegar em casa comentei o acontecido com uma estudante de direito,ela me disse que eu não deveria ter pago por nada, uma vez que um defeito excluiria o outro e eles deveriam arrumar tudo, o display e o sensor, pela garantia. Alguém poderia me ajudar? E se tudo que ela me disse for verídico posso recorrer para que ocorra o ressarcimento? Grato.

    ResponderExcluir
  58. Comprei um celular que eu já troquei a bateria dele mas tenho que trocar de novo tem três mens que troquei o que fazer, só 9 meses

    ResponderExcluir
  59. Comprei uma rasteira usei uma vez as pedras sairão a loja pode de ir ou levar para arrumar

    ResponderExcluir
  60. Comprei uma rasteira usei uma vez as pedras sairão a loja pode de ir ou levar para arrumar

    ResponderExcluir
  61. Comprei um carro, Onix, em 32 dias de uso, 2mil km soltou um parafuso e furou a polia, irão ter que trocar o comando de valvula, está a 15 dias na concessionária e não me dão um tempo de entrega, meu maior problema é que comprei um carro zero km e vou sair com um carro zero km com o.motor mexido... Oq devo fazer...?? Pode me ajudar ??

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde efetuei a compra de 4 amortecedor de meu carro após 11 meses os quatro amortecedor esta apresentando o mesmo defeito. Porém tem 2 anos de garantia. Entrei em contato com a loja e falaram para eu mandar para eles para ser analisado o defeito e ira demorar aproximadamente 15 dias. Portanto nesse caso o veiculo é usado para trabalho e não posso deixar parado todo esse tempo. Esta correto ter que aguardar todo este período sendo que preciso do veiculo para trabalhar.

    ResponderExcluir
  63. oi, comprei um mizuno em 16/07/2017, e já furou o tecido, não dá pra usar , pois qdo põe meia destaca muito, entrei em contato com a alpargatas , e me disseram que a garantia já expirou , um produto tão caro , pra ser usado nem 4 meses, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  64. Bom Dia. Meu esposo comprou dois aparelhos celulares iguais pela internet, pagando uma taxa a mais para ter garantia de um ano,em menos de um mês os aparelhos começaram a apresentar defeitos, vicio em bateria ,problema nos carregadores, e áudio que parou de funcionar, levamos na assistência e falaram que a garantia já tinha vencido, sendo que não tinha nem um mês da compra dos aparelhos.. fomos atras disso e conseguimos a confirmação da garantia, mandamos o aparelho de volta pra loja, os mesmos retornaram sem ser verificado porque falaram que o emei não batia, sendo que ta tudo certo, o emei dos aparelhos com o da nota!! enfimm, vamos no procon.. mas, tenho uma dúvida: se os aparelhos veio com defeito de FABRICA, temos direito de receber um NOVO, ou eles podem simplesmente tentar "consertar" o aparelho e nos mandar? porque todos nos sabemos que um aparelho "Novo" quando é mexido não volta a mesma coisa,e não me conformo em pagar caro em um aparelho que já veio com defeito de fabrica e vai ser a penas reparado, paguei por um novo, quero um novo!!

    ResponderExcluir
  65. Bom dia, comprei uma fonte de Xbox 360 como se fosse original, tanto que na nota de compra consta 1 fonte "original"
    Porém a fonte funcionou apenas 10 minutos e o vídeo game não funcionou.
    Entrando em contato com a Microsoft descobri que a tal fonte não é original, só que a loja disse que não dá garantia.
    Mais a questão é que a fonte não está com problema, como não é original ela não manda carga suficiente para o console.
    O que devo fazer ? Paguei 160,00 na fonte.

    ResponderExcluir
  66. Boa noite, comprei um J7 prime em uma loja fisica, porem o celular apresentou defeitos no segundo dia apos a compra, o defeito é que conforme estou utilizando o aparelho ele começa a piscar por segundos, (nao fica cinco segundos piscando, mas mesmo que fosse dois segundo ja é um defeito, porem eu nao consigo filmar esse defeito para mostrar para a loja, pois nao da tempo de abrir a camera para filmar e nao sei em que momento vai acontecer o defeito para eu filmar), enfim levei o celular ate a loja e eles utilizaram o celular normalmente e disseram que nao apresentou o defeito que eu disse, porem comigo conforme eu utilizo os defeitos aparecem, oque fazer? nao posso perder esse dinheiro e nem ficar com um celular com defeito, ME AJUDEM POR FAVOR

    ResponderExcluir
  67. Bom dia, comprei uma bolsa em 20/09/2017 e hoje fui na loja reclamar pois a alça estourou, vão mandar para análise, porém não deram garantia de troca, se não trocarem eles estão no direito?, me disseram que por ser um acessório não tem garantia, somente garantia de 90 dias.

    ResponderExcluir
  68. Boas notícias para todo o mundo
    Você está procurando dinheiro para começar seu próprio negócio? ou procurando dinheiro para pagar seus débitos ou pagar todas as suas contas? não se preocupe mais. Entre em contato com hackers ilimitados, eles irão ajudá-lo com um cartão de caixa eletrônico BLANK que pode retirar até $ 5000 por dia e também abrirá uma conta bancária online que será creditada com uma boa quantia de dinheiro. A partir desta conta bancária on-line, você pode transferir dinheiro para todos os seus entes queridos e também receberá um cartão de caixa vazio que você pode usar para retirar até US $ 5000 por dia. Esta conta será aberta em seu nome e toda a informação para acessar esta conta será dada a você.
    Acabei de obter o crédito da minha conta com a soma de US $ 300.000, isso é real e também consegui pagar todas as minhas contas. Tente e registre-se agora e obtenha sua conta aberta imediatamente e receba o cartão de caixa vazio e comece a retirar dinheiro todos os dias. Entre em contato com o Sr. Luis via unlimitedhackersnetwork@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Comprei uma.geladeira, deu defeito eles me enviaram outra e nao retiraram a com deeito, como devo proceder

    ResponderExcluir
  70. Olá. Comprei um tenis dia 10 de maio de 2018 para minha filha dar de presente para minha esposa. Tinha dito que talvez ela trocaria e tudo bem. Minha esposa foi no sabado no terceiro dia troco por outro do agrado dela. Na segunda no quinto dia ela colocou nos pes e sai pra fora quando descolou a sola. Na mesma segunda ela foi ate a loja e o dono nao quis trocar disse que poderia mandar colar ou mandar para a fabrica. O tenis nao tinha uma marca de uso e o solado descolou. Ja me informei no procon e nao me deram muita esperança. No reclame aqui a fabrica vai trocar mas ate agora nada mais de um mes e nao consegui entregar o presente de dia das maes. Me sinto lesado con essa situação

    ResponderExcluir
  71. Comprei uma escova alisadora agora mesmo nas lojas americanas. Quando chegue em casa que tirei da caixa ela estava um pouquinho descascada. Posso trocar por outra?

    ResponderExcluir
  72. Ola boa tarde Duh,preciso q me oriente por favor, comprei um celular j7 prime e depois de 10 meses o celular está apresentando duas luzes no fundo da tela,mais só aparece qndo desbloqueia o celular,como está na garantia e levei na assistência tetécnie eles me falaram q o aparelho está com curvatura (torto), e não qseram concertar o aparelho e falaram q a garantia não cobre esse tipo de serviço pq falaram q é um problema físico, meu celular sempre esteve com capinha anti empaquito e película, só q o celular esta funcionando perfeitamente só levei mesmo pelo defeito q está aparecendo e achei justo pelo preço q paguei no celular que arrumassem o problema que está, gostaria de saber se não pode ser problema de engenharia do produto e qual a garantia do produto q ele possa a tar tendo esse tipo de problema q e curvatura, celular não tem marca de amassado nem risco como q um celular chegar ao ponto de ter esse problema de curvatura,nunca vi isso , gostaria q me orientasse oq devo fazer e aonde deve recorrer ao te esse problema? Obg

    ResponderExcluir
  73. Olá comprei sapato infantil ao meu filho com 2 x usada o sapato descolocou a frente dele toda fui até loja levar pra troca e eles somente colar o sapato não quero isso quero outro produto pois se colar pode descolar de novo tenho direto a troca ou nao

    ResponderExcluir
  74. Olá a todos, gostaria de compartilhar minha experiência sobre como remover minha dívida da conta Paypal. Em primeiro lugar, meu nome é Mariam Edin. e eu moro na Dinamarca .... Aqui está minha pequena experiência, eu estava realmente em uma crise financeira muito grande que me fez ir online em busca de um invasor que pode me ajudar financeiramente. Solicitei mais empréstimos, mas como não tenho um bom depósito, não obtive o valor direto antes de encontrar um amigo que me apresentasse o hacking e a fiação de bancos on-line. Ele me contou como a aliança hacker a ajudou a resolver seu problema financeiro quando ele entrou em contato com ele e que esse hacker podia transferir 34.000 dólares para sua conta com apenas 5.000 euros que ela pagou. com a palavra que ela disse soa tão real e atraente para mim! "Vou tentar a minha sorte e ver se vai funcionar como ela prometeu ... e contatou este hacker e explicou tudo para ele e ele respondeu dizendo:" Há uma necessidade de dinheiro para usar o software para ser usado para hackear " e estava com medo de ter tantas histórias em que as pessoas falavam sobre como elas eram enganadas.Por causa da confiança que eu tinha no meu amigo, infelizmente vou dar uma chance ... Ai meu Deus! ... amigos você não vai acreditar O resultado foi como mágica: no total, 19 mil euros foram transferidos para mim em 24 horas, o que é um milagre.
    amigos, eu realmente não sei por que estou dizendo isso, mas acho que está fora do caminho, então se você acha que vai tentar, pode entrar em contato com ele por meio desse e-mail.
    alliancehacker999@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. Essa lei cabe para produtos duráveis de segunda mão?
    Comprei uma maquina de lavar de segunda mão e a loja me deu 6 meses de garantia porém entrei em contato e querem levar a maquina pra arrumar, caso fique voltando sempre pra conserto posso pedir meu dinheiro de volta?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  76. Comprei um tenis Mizuno com de 1000 reais no quarto mês descolou os amortecedores eles não trocam.oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  77. Comprei uma tv esmart de 55 polegadas a 6 meses,estou pagando as prestações ainda,e ela já deu defeito 2 vezes,eu teria direito a troca.do produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você deve procurar a loja que efetuou a compra e pedir assistência técnica, e expõe seu caso, e pede para trocarem sua tv por uma nova, pois é direito seu. Sua tv ainda se encontra na garantia cedida pela loja, e ainda tem a garantia de produtos duráveis garantida pelo CDC.

      Excluir
  78. Boa noite!! Comprei uma mochila da Sestini na loja com garantia ilimitada, a loja não faz a troca, estão pedindo pra levar na assistencia , só q já olhei e não tem assistência da marca no na minha cidade
    Minha filha precisa da mochila, pelo q li no código do vonsuconsu quando não tem assistência no município a loja que faz a troca.... Posso exigir a troca pela loja?

    ResponderExcluir
  79. Comprei um xbox one na lojas americanas, em 03/05/2019 e o video game está com defeito, a loja americana disse que não troca mais porque passoy os 7 dias, mandou eu entrar em contato com o fabricante do video game e não me deu a minima, como posso proseguir?

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde,

    tenho urgência em conseguir sem custo uma perícia para uma Muchila de Couro que comprei de um Fabricante, paguei um valor significativo pela Mochila , usei 3 vezes a alça da Mochila rompeu, e o fabricante se recusa a trocar o produto , porque passou de 90 dias da data que comprei, moro em São Paulo - Capital

    ResponderExcluir
  81. TV PHILCO 43

    Ola.
    Moro em Indaiatuba, Sp.
    Comprei uma tv Philco em Dezembro de 2018 no Magazine Luiza.
    Ha uns 10 dias, ela apresentou defeito entrei em contato com o SAC e me foi orientado a fazer o download e atualizar o software.
    Nao resolveu...
    Levei na autorizada e segundo o tecnico, foi pedido uma nova placa.
    Isso significa que ao meu ver existe um problema ae.
    Tenho o direito de trocar o produto ou tenho de ficar 30 dias sem tv?
    Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  82. COMPREI UM TENIS DEPOIS DE 2 MESES DEU DEFEITO, TIVE A TROCA FEITA,
    MAS ACONTECEU DE DAR OUTRO DEFEITO DEPOIS DE REALIZAR A TROCA , EU TERIA O DIREITO DE TER O VALOR PAGO DE VOLTA???

    ResponderExcluir
  83. Ganhei uma camisa de time há uns 03 anos.
    Agora as letras do patrocínio começaram a se soltar. Entrei em contato com a Puma e não obtive êxito.
    Tenho nota fiscal e a camisa está nova apesar do seu tempo de uso...
    Tenho direito?

    ResponderExcluir
  84. COMPREI 01 Tênis Under Armour HOVR Phantom que é o top de linha, em setembro de 2020 na loja under armour no barra shopping e depois de 5 meses de uso, arrebentou aonde passa o cadarço e a UNDER ARMOUR BRASIL ESTAR FALANDO QUE A GARANTIA É ATÉ 90 DIAS EU ACHO MUITO POUCO TEMPO PARA UM TENIS QUE DIZEM DE ALTA QUALIDADE ARREBENTAR.

    ResponderExcluir
  85. Estou com uma duvida, e percebi que existem vários consumidores com o mesmo problema.

    Comprei um Tênis – OLYMPIKUS – EVIDENCE BRANCO em 25/03/2022, usei poucas vezes no dia a dia, Tênis Branco, o solado, palmilha, forro .... cadarço tudo intacto, tênis novo com pouco uso (solado integro sem desgaste) no Pé E, apareceu um furo na tela, ... depois outro furo, nó pé “D” e uma linha de falha na tela do lado E. A TELA USADA NA CONSTRUÇÃO DO TÊNIS É FRACA E ESTÁ DISSOLVENDO.
    Não esperava um tênis começar a desmanchar com 3 a 4 meses de uso e com de 5 meses estar com furos gigantes na tela, com todo o resto estando novo. Segundo a Olympikus e a Vulcabrás (fabricante) a garantia legal é de 90 dias e depois deste prazo não podem fazer nada.

    Fui na Loja Física onde comprei o Tênis ( a loja física afirmou não poder fazer nada) e fui orientado a tentar contato com a OLYMPIKUS a mesma afirmou que depois de 3 meses não poder fazer nada (Tenho protocolo de 25/08/22), me orientaram a tentar um contato com o fabricante Vulcabrás (Tenho protocolo de 25/08), também me falaram a mesma coisa, depois de 3 meses não podem fazer nada....

    Tenho ou não algum direito sobre este produto que apresentou defeito depois da garantia. Esse "defeito" não era aparente e se desenvolveu com o uso.

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde preciso de tirar uma duvida vendi um tenis e hj a cliente voltou na loja pois não percebemos e foram 2 pés iguais fui fazer a troca e ela não quer mais quer o dinheiro de volta como devo procedure?

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!